sábado, 1 de setembro de 2007

Quais são os nutrientes presentes em nossa dieta que fornecem calorias?

Existem três categorias de nutrientes que nos fornecem calorias, também chamados de macro-nutrientes. São eles:
  • Protídeos ou Proteínas - são necessários ao crescimento e a renovação das células do corpo. São formados por uma cadeia de aminoácidos, que são como os tijolos de um edifício. Elas formam a trama celular de sustentação do organismo que se renova parcialmente a cada dia e contribuem para a manutenção da massa muscular, para a formação dos hormônios e dos ácidos biliares que intervém na digestão das gorduras.

São encontrados em alimentos de origem animal ( como carne, peixe, ovos e laticínios) ou vegetal (grãos- soja, feijões).

  • Lipídeos ou gorduras - Os lipídeos alimentares são compostos de 98% de triglicerídeos, constituídos de uma molécula de glicerol unida a três ácidos graxos. São necessários ao organismo, pois formam as menbranas celulares, entram na composiçao de tecidos, principalmente o cerebral, permitem a fabricação de hormônios, carregam as vitaminas A,D,E e K, que são solúveis em gorduras, etc.

Incluem as gorduras visíveis (óleos, manteiga, banha,etc.) e as invisíveis, que estão escondidas no meio dos alimentos ( carne, peixe, ovos, oleaginosos,frituras, doces, sorvetes etc.)

  • Carboidratos ou açucares - São substâncias que fornecem energia para as células. Conforme a sua estrutura química, distinguem-se os açucares simples com gosto doce (frutose,sacarose, glicose, lactose) e os açucares complexos (à base de amido), também chamados de feculentos (especialmente cereais, batatas e leguminosas). Atualmente os carboidratos são classificados em razão do seu índice glicêmico.

( Trecho adaptado do livro: Emagrecimento 100 perguntas e respostas - Dr Hervé Robert -Editora Larousse do Brasil, 2003)

Nenhum comentário: