quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Basta o IMC para definirmos se uma pessoa possui excesso de gordura corporal?


Em alguns casos precisamos avaliar mais a fundo a composição corporal do indivíduo, pois, como o IMC leva em consideração o peso corporal e a altura, dois indivíduos que possuem a mesma altura e o mesmo peso podem ter percentuais de gordura diferentes. Como mostra a gravura acima, um indivíduo pode ter certo peso devido a grande massa muscular e o outro pode ter o mesmo peso por causa do excesso de gordura corporal. Com certeza o segundo indivìduo possui um % de gordura bastante elevado.

Como definir o excesso de peso?
























Existe um índice que está estatisticamente correlacionado com a massa gorda do corpo e foi posto em evidência já no século XIX, por Adolphe Quételet. (Hervé Robert, Emagrecimento - 100 perguntas e respostas - Larrousse do Brasil - 2003)

O Índice da Massa Corporal (IMC) é calculado dividindo-se o peso em quilos pela altura em metro ao quadrado.

A tabela acima facilita o cálculo do IMC.

Novas referências do IMC:

IMC Composição corporal
Inferior a 18,5 Magreza
de 18,5 a 24,9 Normal
25 a 29,9 Excesso de peso
Igual ou maior que 30 Obesidade
de 30 a 34,9 Obesidade classeI (moderada)
de 35 a 39,9 Obesidade classeII (severa)
maior que 40 Obesidade Classe III (maciça)


Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Segundo Dr Hervé Robert(2003): Emagrecer significa fazer diminuir a massa gorda do corpo. Por outro lado, perder peso é algo que a balança evidencia, sem que isso seja uma garantia de que tenha sido a massa gorda que realmente diminui. Um regime mal concebido pode fazer minguar prioritariamente os músculos: então é a massa magra que diminui e não a massa gorda. Perde-se peso mas não se emagrece.
Os verdadeiros tratamentos emagrecedores devem visar a alvos claros, isto é, buscar agir sobre a massa gorda excedente e mais nada.

Quanto devo pesar?

Não devemos usar o termo "peso ideal", pois cada pessoa possui uma constituição física diferente, mesmo que duas pessoas possuam a mesma altura, isso não significa que elas devem ter o mesmo peso. Quando usamos a balança para medirmos a nossa massa corporal, estamos obtendo o valor total da nossa massa, que é constituída por:
  • Líquidos corporais ( água + sangue);
  • Massa magra (Músculos);
  • Peso ósseo ( esqueleto);
  • Visceras e órgãos;
  • Gordura;

Quando queremos emagrecer, queremos perder gordura e não massa magra. Por isso a balança não é o melhor equipamento para avaliar se estamos perdendo gordura.

Em vez de peso ideal , podemos usar o termo "peso de equilíbrio", que é específico pra cada indivíduo, pois depende da sua história pessoal (crescimento, estado de saúde, etc.) e da sua hereditariedade genética.

Mais importante que saber o seu peso é saber a sua composição corporal, para verificar se o percentual de gordura está dentro dos limites aceitáveis para a manutenção da saúde.

Dicas para a Manutenção do Peso ou Emagrecimento

  • Fracione a sua alimentação, Coma de 3 em 3 horas. Procure fazer de 5 a 6 refeições diárias, assim não sentirás necessidades de comer muito em cada refeição.
  • Tenha horários regulares para as refeições.
  • Utilize a nova pirâmide alimentar para nortear a escolha dos alimentos . Procure inserir em sua dieta frutas , verduras e legumes em abundância, carboidratos integrais , carnes (carnes bovinas magras, aves e peixes), e gorduras monoinsatiradas e as poli-insaturadas( presentes em algumas frutas, peixes , azeite e óleos vegetais).
  • Evite: carboidratos refinados ( pão branco, arroz branco, etc.), doces , frituras, salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes ,etc..
  • Beba dois litros de água por dia , no mínimo.
  • Faça exercícios físicos regulares.
  • Se queres emagrecer nunca fique em jejum prolongado, pois nesta situação o corpo tende a utilizar a sua massa magra (músculo) como energia , já que ele não obtém essa energia necessária para as células com a alimentação. Atenção: Emagrecer é perder gordura corporal e não massa magra.

Considerações sobre a Antiga e a Nova Pirâmide Alimentar

A antiga pirâmide alimentar foi proposta em 1992, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ( USDA), com a intenção de ajudar a população a escolher alimentos que manteriam a sua saúde e diminuiriam o risco de doenças crônicas. Porém esta pirâmide contém erros graves, ela incentiva o consumo exagerado de carboidratos e a diminuição do consumo das gorduras. Com isso a leitura do público leigo é que "Carboidrato é bom e gordura é ruim". Mas a muito já se sabe que alguns tipos de gorduras são essenciais para a saúde e podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares e que os carboidratos refinados, como por exemplo o pão branco e o arroz branco, podem desequilibrar gravemente os níveis de glicose e insulina do corpo. Substituir esses carboidratos por gorduras saudáveis, como as gorduras monoinsaturadas e as poli-insaturadas, reduz o risco de ter uma doença cardíaca.
A nova pirâmide veio para consertar estes erros pois, além de ter em sua base os exercícios físicos, ela incentiva o consumo de carboidratos integrais, de gordura saudáveis, presentes no azeite e óleos vegetais, e recomenda que se evitem os carboidratos refinados, a manteiga e a carne vermelha.

A Pirâmide Alimentar Antiga

1) Gorduras óleos e doces (consumir moderadamente)
2) Carnes, feijões, nozes, castanhas e ovos( 2 -3 porções)
3) Leite e derivados ( 2- 3 porções)
4) frutas (2-4 porções)
5) legumes e verduras (3-5 porções)
6) Pão, cereais, arroz e massas (6-11 porções)